terça-feira, 17 de abril de 2007

Igreja, sonhar os Sonhos de Deus

“E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela” (v.12).

O verso 12 de Gênesis 28 começa com a expressão: “e sonhou”. Ou Jacó estava muito cansado ou existe um segredo em dormir usando uma pedra como travesseiro.

Muitos estão sob travesseiros de plumas, mas não conseguem sonhar os sonhos de Deus, sonham densos pesadelos... Tudo lhes parece errado, sempre com uma colocação “teológica” para contrapor a fé, dizem assim: “Porque não é bem assim... porque naquela época... porque isso e porque aquilo...” São verdadeiros pessimistas da fé, incrédulos por opção, sonâmbulos da contemporaneidade.

Já vimos que dormir em travesseiro de pedra representa o inconformismo da Igreja em relação ao pecado, ao mundo e ao diabo. É não se sentir confortável neste mundo que jaz no maligno (1Jo.5:19). Pedra também nos fala de Cristo: “E a pedra era Cristo” (1Co. 10:4); “Cristo Jesus, a pedra angular” (Ef.2:20).

Dormir em travesseiro de pedra também nos fala de descansarmos em Cristo. Sendo Jesus Cristo a pedra angular e fundamental sob a qual a Igreja é edificada, é em Cristo que a Igreja deve descansar. Os sonhos na Bíblia também significam revelações e visões de Deus. Assim como Jacó sonhou sobre a pedra, a Igreja somente possuirá a revelação de Deus, do Seu propósito e Glória quando estiver reclinado sobre Cristo Jesus.

Nos versos 11 a 15, o texto narra o sonho de Jacó. No verso 13 diz que “perto dele estava o SENHOR”. Quando sonhamos os sonhos de Deus, o SENHOR se faz presente, Ele sonha junto conosco, compartilhando o mesmo ideal, o mesmo projeto e a mesma visão.

Deus disse a Jacó: “A terra em que agora está deitado, eu a darei, a ti e à tua descendência (v.13); em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra” (v.14). Até o verso 15, Deus faz uma seqüência de promessas a Jacó. Estas promessas estão ligadas às promessas de Deus a Abraão. Ao Se dirigir a Jacó, Deus disse: “Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque”. Em Cristo, a Igreja é participante destas mesmas promessas. Essas promessas nos falam de herança de terras, de família, de todas as gerações: de nossos avós (Abraão), de nossos pais (Isaque) e dos nossos filhos (Jacó).

O sonho de Deus é que em Cristo, todas as famílias da Terra sejam abençoadas através da Igreja. O sonho de Deus também é que a terra onde estamos deitados seja conquistada: “A terra em que agora esta deitado, eu a darei”. Isso significa que onde existir uma igreja, um travesseiro de pedra no qual Deus se revela, a terra, a cidade, a nação, será conquistada para Deus. Aleluia!

Nenhum comentário: